top of page
Search

As Novas Regras da Associação Japonesa do Whisky

Updated: May 2, 2025




A Associação Japonesa de Produtores de Licores e Bebidas Espirituosas (日本洋酒酒造組合/Japanese Spirits and Liqueurs Makers Association - JSLMA) estabeleceu, em 2021, critérios oficiais para definir o que pode ser rotulado como "whisky japonês".


Apesar das diretrizes não serem leis elas visam proteger a autenticidade e a reputação do whisky produzido pelos seus membros do Japão, especialmente diante do aumento de whiskys importados comercializados como se fossem japoneses.


Os critérios para o whisky ser considerado “whisky japones” pela JSLMA são os seguintes:

  1. Ingredientes : Deve conter malte e outros cereais, utilizando água extraída no Japão. Cevada maltada deve ser obrigatoriamente utilizada.

  2. Processo de produção: A sacarificação, a fermentação e a destilação devem ser realizadas em uma destilaria no Japão. O teor alcoólico no momento da destilação deve ser inferior a 95%.

  3. Maturação: O destilado deve envelhecer por, no mínimo, três anos em barris de madeira com capacidade inferior a 700 litros, armazenados no Japão.

  4. Engarrafamento: O produto final deve ser engarrafado no Japão, com teor alcoólico mínimo de 40% na data de fabricação.

  5. Aditivos: Apenas caramelo pode ser utilizado para ajuste de cor; outros aditivos são proibidos..


Essas regras entraram em vigor em 1º de abril de 2021, com um período de transição de três anos.

Embora não haja sanções legais para o descumprimento, os produtos que não atendem a esses critérios não podem utilizar termos como “whisky japonês" ou nomes, referências culturais, ilustrações alusivas a locais e objetos tradicionais japoneses em seus rótulos (Meiji, Kyoto, Musashi etc).


As grandes empresas japonesas que incialmente debateram as regras e aderiram ao “tratado” foram cinco:

  • Suntory

  • Nikka

  • Mars Honbo Shuzu

  • Kirin

  • Chichibu


Atualmente mais empresas vem se juntando ao grupo, como:

  • Shizuoka

  • White Oak (Akashi/Eigashima)

  • Sakurao

  • Akkeshi

  • Kanosuke


Essas destilarias e algumas outras menores estão comprometidas em manter os padrões estabelecidos, garantindo que seus whiskys reflitam a verdadeira essência do "whisky japonês".


Entretanto, ainda não existe uma padronização que especifique exatamente qual whisky atende as diretrizes ou não, alguns fabricantes utilizam no rótulo termos como “world malt whisky” (Amahagan) ou world blended whisky (Suntory Ao, Chichibu). Outras como a Nikka informam em seu web site os produtos que atendem ou não as diretrizes para ser qualificado como whisky japonês.


Confira a lista completa dos whiskies que atendem as diretrizes se denominação whisky japones aqui no nosso blog.





 
 
 

Comments


bottom of page