top of page
Search

Komada: A Whisky Family - 駒田蒸留所へようこそ- O Anime inspirado em uma destilaria japonesa



Este anime de 2023 foi produzido pelo estúdio P.A. Works responsável por outros grandes sucessos como Shirobako e Hanasaku Iroha.


O diretor Masayuki Yoshihara e o roteirista Yukito Kizawa se inspiraram na trajetória da destilaria Saburomaro da província de Toyama.


A trama gira em torno de Rui Komada, herdeira da destilaria Komada Distillery, localizada em Nagano. Após a crise econômica de 2008, a destilaria foi forçada a interromper a produção de whisky.


Anos depois, Rui retorna determinada a reviver o legado familiar e restaurar o prestígio da tradicional marca de single malt da destilaria chamado “Koma”.



Para isso, ela recorre ao crowdfunding para reformar a destilaria — mas nem tudo sai como planejado. Há até mesmo um incêndio!


Acompanhando-a está Kotaro Takahashi, um repórter de Tóquio que, apesar de ser iniciante no mundo do whisky, recebe a missão de cobrir a história de renascimento da destilaria.


Embora a P.A. Works tenha tomado algumas liberdades criativas com o enredo, o estúdio se esforçou ao máximo para recriar com precisão cada detalhe da Saburomaru Distillery — desde a sala dos alambiques até os armazéns e demais instalações — como cenário para o anime.


Imagem da sala de destilação do anime
Imagem da sala de destilação do anime
Sala de destilação da destilaria Saburomaru
Sala de destilação da destilaria Saburomaru

E não pararam por aí: a narrativa também leva Komada-san e Kotaro a visitar outras destilarias japonesas (em versões ficcionais) como Mars Shinshu, Yasato, Chichibu e Nagahama. No caminho, eles chegam a conhecer até versões animadas de pessoas reais, como Yoshikawa-san, de Chichibu!



Um ponto da trama que soa muito próximo da realidade atual é quando Kotaro escreve um artigo sobre destilarias que utilizam estoque importado e o vendem como whisky japonês — e a confusão começa.


Talvez os fãs de anime não considerem Komada: A Whisky Family especialmente envolvente, mas os fãs de whisky japonês provavelmente sim.

 
 
 

Comments


bottom of page